top of page

Submissões

Considerando-se a natureza e os objetivos VI SeForProf , as submissões de trabalhos são destinadas a pesquisas desenvolvidas (ou em desenvolvimento) em nível de Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu), em particular na área de Educação e afins. Desta forma, são esperadas submissões de propostas de professores do Ensino Superior, pós-graduados e pós-graduandos (lato sensu e stricto sensu). A submissão de trabalhos para o VI SeForProf deverão ser realizadas exclusivamente através do link “Formulário de Inscrição e Submissão de Trabalhos”, a seguir. Após a submissão, os trabalhos passarão por avaliação as cegas pela Comissão Científica do evento e receberão pareceres nas seguintes categorias: APROVADO; APROVADO COM RESSALVA; REPROVADO.

  • Parecer APROVADO indica que o trabalho foi aceito para ser apresentado exclusivamente no formato de COMUNICAÇÃO ORAL, e que atende aos requisitos de formatação indicados no Template do evento.

  • Parecer APROVADO COM RESSALVA indica que o trabalho precisa de correções pontuais, devendo ser reenviado, com as correções indicadas, dentro do prazo de cinco (05) dias, a contar da divulgação dos pareceres.

  • Parecer REPROVADO indica que o trabalho não foi aceito para apresentação no evento e/ou não atendeu aos requisitos de formatação indicados no Template do evento. Neste caso, o período para recurso sobre o parecer é de três (03) dias, a contar da divulgação dos pareceres.

Áreas Temáticas

Quando da submissão dos trabalhos, os autores devem indicar apenas uma área temática, dentre as mencionadas abaixo. As áreas temáticas são ressonantes aos Grupos de Trabalhos (GTs) que serão “construídos” durante o VI SeForProf, no entanto, a indicação de uma área para a submissão do trabalho não necessariamente está condicionada a participação no referido GT durante o evento.

  • 01: Didática e práticas de Ensino em ambientes formais e não formais.

Didática e práticas de Ensino na e para a formação discente e docente. Os espaços educativos formais e não formais frente à formação de professores na contemporaneidade. Aportes teóricos da educação popular, educação popular e saúde, educação das relações étnico-raciais.

  • 02: Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação.

Relação entre educação e trabalho nas perspectivas históricas, filosóficas e sociológicas. As correntes filosóficas e Sociológicas da e na Educação Brasileira. As correntes clássicas da Sociologia da Educação para a compreensão dos fenômenos relacionados à formação docente e discente. O aporte teórico da Filosofia e Sociologia para a compreensão da Educação.

  • 03: Formação de Professores e outros Agentes Educacionais.

Estudo e investigação dos fundamentos e práticas educacionais a partir de bases epistemológicas da pesquisa em educação. Associação do processo educacional com áreas e temas abrangentes do conhecimento científico como Filosofia, Psicologia, Matemática, Linguagem, Ética e Corporeidade.

  • 04: Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem.

Estudo e investigação da formação de professores, da constituição de sua identidade profissional, dos seus saberes e práticas, considerando as inovações pedagógicas e as relações entre linguagens, tecnologias, aprendizagem e desenvolvimento em processos educacionais. (Re)leitura da cultura digital e sua relação com a formação de professores na atualidade.

Observação Importante 

TODOS os autores do trabalho submetido deverão, obrigatoriamente, efetuar o pagamento da inscrição de acordo com sua respectiva categoria.

Submissão de Trabalhos

Download do Modelo e Norma para Submissão (Template)

Submissão de Trabalhos Sem Identificação (Template)

Orientações para o Envio de Trabalhos

bottom of page